Proskilab

França
Teste : Skis

Informações sobre os testes Proskilab

Teste : Skis
Editor : Akena
Criação : 2006
Língua de origem : FR

História

PROSKILAB™ é um teste francês de esqui alpino que existe desde 2006. Originalmente, o teste era parte integrante de um portal dedicado aos desportos de inverno. Entretanto tornou-se independente devido ao interesse específico dos internautas por este tipo de conteúdo e do desenvolvimento internacional do teste.


Metodologia

PROSKILAB™ utiliza uma metodologia comparativa que impõe o teste de todos os esquis de uma categoria pelo mesmo painel de testadores num meio dia de modo a garantir as mesmas condições de avaliação. É pois, obrigatoriamente, um teste "compacto" com 6 a 8 esquis por categoria, no máximo.

De modo a reduzir o número de testes e garantir o carácter comparativo do teste, PROSKILAB™ realiza, 2 meses antes, uma primeira seleção dos melhores esquis do mercado baseada em testes preliminares ou testes precedentes.

PROSKILAB™ avalia os esquis nas condições de neve correspondentes à categoria testada. Os esquis "performance" são habitualmente testados no duro, os esquis "intermediário" numa neve variável e os esquis "all mountain", freeride ou passeio em neve pulvurulenta. Uma segunda sessão é por vezes organizada para estas últimas categorias se as condições fora de pista não forem satisfatórias.


Categorias testadas

PROSKILAB™ testa diferentes categorias de esqui de pista, all mountain, passeio livre e passeio que podem evoluir de uma época à outra.


Testadores

Os testadores PROSKILAB™ são profissionais, monitores de esqui e/ou guias de montanha com uma vasta experiência em teste de material, encarregados de levar os esquis ao limite e analisar o seu comportamento. O teste integra também alguns testadores amadores, dotados de um bom nível técnico, que têm como missão dar uma opinião mais próxima do consumidor final.


Independência

PROSKILAB recusa categoricamente toda e qualquer relação comercial ou publicitária com as marcas de modo a preservar a sua independência de julgamento. Algumas marcas abandonaram o teste estimando que os seus esquis não eram bem notados e/ou porque não tinham controlo sobre os resultados.


Modelo económico

O teste PROSKILAB™ é rentabilizado graças às ligações (geradas pela plataforma Gearscore B2B Services) clicadas pelos internautas interessados por um esqui e redireccionados para os distribuidores. Não difunde qualquer publicidade para as marcas testadas.


Localização e data

O teste é realizado nos Alpes franceses, normalmente em La Clusaz, no mês de Março do ano anterior à venda.

Proskilab : Todos os testes
Os prémios Proskilab